Pular para o conteúdo principal

Principais acidentes nucleares que ocorreram no mundo!

Acidentes nucleares são desastres que ocorrem em locais que utilização de reação nuclear, por exemplo: explosões em usina radioativa ou em um laboratório nuclear. Esses acontecimentos podem acontecer por falha humana, erros técnicos ou então por atividade natural.

Alguns dos acidentes nucleares mais conhecidos e que trazem consequências até hoje foram as explosão de Fukushima, Chernobil e também na Pensilvânia. Esses dois últimos desastres já têm um longo tempo que aconteceu, porém até hoje existem danos para as sociedades próximas. Cada acidente desses teve suas peculiaridades e seus motivos que irá ser discutido nas próximas sessões.

Principais Acidentes ocorridos no mundo:

Tragédia no Japão

Um dos mais recentes e de grande impacto na sociedade tanto local quanto no restante do mundo foi o ocorrido em Fukushima. Esse desastre aconteceu em 2011 e o principal responsável foi a natureza. Apesar de o projeto ter sido levado em consideração alguns desastres ambientais. E a estrutura estava preparada para sofrer alguns tipos de acidentes; ocorreu uma sequência de acontecimentos naturais.

O primeiro acontecimento desastroso foi um terremoto muito forte que aconteceu na região, de uma intensidade muito maior do que o esperado e posteriormente houve um tsunami que causou os danos no sistema de refrigeração da usina nuclear. Posteriormente a usina teve o aquecimento dos reatores até que culminou com a explosão do material radioativo.

Além dos danos causados pela explosão, ainda tiveram danos devido a radioatividade presente no local, o que demanda uma atividade muito mais peculiar para apagar o incêndio. Devido a isso os barcos a uma distância longa, lançaram jatos de água para acabar com o fogo como é mostrado na figura 1.


 

Figura 1: foto pós-acidente nuclear em fukushima

Acidente em Chernobil

O desastre nuclear na cidade chernobil ocorreu em 1986 e foi resultado de falha humana, embora a tecnologia pudesse também ser mais automatizada para diminuir os riscos.

O acidente ocorreu porque o operador por algum motivo descumpriu vários protocolos de segurança para reação nuclear e a situação acabou saindo do controle e causando a explosão na usina.

Embora ocorreram vários problemas pela explosão, mas o que causou mais danos foi a proliferação do material radioativo pela atmosfera, tanto que essa radiação foi identificado em alta intensidade nos países da Suécia, Áustria e Polônia e em menores intensidades nos Estados Unidos e no Canadá.

Essa radiação causou em muitas pessoas doenças e várias ainda morreram. Outra consequência foi a isolação de áreas cultivadas, ou seja, muitos hectares de terra propicias ao cultivo foram colocadas em isolamento e não podem existir plantação lá.

Acidente na América:

Outro acidente nuclear que chocou o mundo foi o que ocorreu na Pensilvânia, essa tragédia aconteceu principalmente por falha no sistema e posteriormente por erro humano.

O desastre aconteceu dia 28 de março de 1979 quando o sistema de refrigeração do reator parou de funcionar, e posteriormente o refrigerador de emergência foi ligado, porém um operador desligou-o por engano. Como no acidente em chernobil, o reator aqueceu muito e causou derretimento das varetas onde ficava armazenado o urânio.

Após esse derretimento vazou-se vapor da água radioativa causando danos a saúde de algumas pessoas, porém não houve explosão e de maneira emergencial foi tomado medidas para evacuação das pessoas para cidades vizinhas. Entretanto esse desastre não causou tantos prejuízos como os acidentes em Fukushima e chernobil. Na figura 2 pode-se observar algumas pessoas da cidade em uma área isolada longe da usina nuclear.

 


Figura 2: foto na Pensilvania durante o acidente nuclear

Conclusão:

Os benefícios para atividades nucleares são muitos como energia limpa e barata, desenvolvimento de novos aparelhos médicos, métodos de tratamento de doenças como o câncer e outros. Porém existe um preço alto que pode ser pago ao tentar utilizar essas tecnologias.

Os problemas causados em acidentes envolvendo reações nucleares são muito intensos e como foi mostrado não há como ter uma segurança de 100% diversos podem ser os motivos para a ocorrência de uma tragédia nuclear e independente dos motivos, os danos são irreparáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO DOS DRONES

Muito comumente vemos falar que o uma das tecnologias que caminha para o futuro é a utilização de drones. Certamente a maioria das pessoas não conheçam as linhas de código por trás daqueles veículos aéreo não tripulados, mas muito provavelmente sabem que o funcionamento básico dele é um controle remoto ou uma inteligência artificial que controla um objeto que pode se movimentar no ar e por não precisar de tripulante economiza muito combustível e facilita as aplicações. Quando fala-se em aplicações de drones hoje, logo o que vem a mente são objetos que podem tirar fotos fantásticas de eventos, locais ou até mesmo pessoas. Entretanto as possibilidades de utilização desses vants são muito mais amplas, por exemplo: Agricultura: já é uma realidade os drones fazerem mapeamento de grandes áreas de plantações e com tecnologia embarcada ele já faz a analise da imagem e indica se precisa de fertilizante, água ou se precisa de outro tratamento naquele local. Bombeiros: os drones bombeiros ainda n

Carros a combustão - Passado de alguns e presente do brasileiro

  Nesse artigo caro leitor, temos o objetivo de mostrar o básico de um funcionamento de carro elétrico A principal diferença que o veículos elétricos puros tem dos demais é que eles são completamente acionados por motores elétricos em vez de motores a combustão. Muitas pessoas pensam que a potência dos motores elétricos não é tão boa quanto os outros motores. No entanto, acionados por motores CA avançados, a potência dos veículos elétricos modernos excede em muito muitos grandes deslocamentos o motor de combustão interna. Os carros de combustão precisam de eletricidade? Para que a bateria? Geralmente os carros com movidos combustão utilizam a eletricidade para dá a partida nos motores, popularmente conhecido como o primeiro giro. Curiosidade: antigamente já tivemos carros que a partida era dada com a manivela. Parte eletrônica do carro também utiliza energia como os faróis, o som, lâmpadas internas, limpador de para-brisa entre outros. Nos automóveis a gasolina

Problemas de uma sociedade tecnológica

  Quando falamos em avanços da tecnologia  não podemos esquecer que esses avanços são tanto para ações boas quanto para ruins. Ao momento em que a sociedade vai aderindo a facilidades digitais também irão trazendo complicações que implicará no direito a privacidade e na segurança física das pessoas. A impugnação do direito a privacidade já está muito facilitado com as tecnologias do smartphones é muito comum noticias de fotos íntimas de famosos ou conhecer alguém que teve a sua privacidade violada por hacker ou mandou essa foto para uma pessoa que não teve ética e compartilhou com terceiros. Nos fatos expostos acima houve sim uma má fé e crime de fato de indivíduos, entretanto há a situação da perda do número de telefone por conta da operadora e alguém que venha comprar esse número tem a chance de ter acesso a backup do número e assim ter acesso aos dados dela podendo conter nesses dados a senha de banco, fotos íntimas e qualquer outra informação sobre o proprietário antigo do número N