Pular para o conteúdo principal

Problemas de uma sociedade tecnológica



 

Quando falamos em avanços da tecnologia  não podemos esquecer que esses avanços são tanto para ações boas quanto para ruins. Ao momento em que a sociedade vai aderindo a facilidades digitais também irão trazendo complicações que implicará no direito a privacidade e na segurança física das pessoas.

A impugnação do direito a privacidade já está muito facilitado com as tecnologias do smartphones é muito comum noticias de fotos íntimas de famosos ou conhecer alguém que teve a sua privacidade violada por hacker ou mandou essa foto para uma pessoa que não teve ética e compartilhou com terceiros.
Nos fatos expostos acima houve sim uma má fé e crime de fato de indivíduos, entretanto há a situação da perda do número de telefone por conta da operadora e alguém que venha comprar esse número tem a chance de ter acesso a backup do número e assim ter acesso aos dados dela podendo conter nesses dados a senha de banco, fotos íntimas e qualquer outra informação sobre o proprietário antigo do número
Não distante dessa situação existem também pessoas que utilizam drones para filmar e tirar fotos de locais privados com a intenção de achar e gravar um momento de intimidade seja numa piscina de casa, na varanda ou até mesmo pela janela de um quarto.
Em virtude dos fatos mencionados a sociedade brasileira precisa em alguns aspectos se adaptar a essas situações para que os cidadãos tenham os direitos constitucionais garantidos e abaixo cito algumas ideias para que isso ocorra
  • Intensificar as propagandas sobre as leis que pune atos os quais infringem a publicação de fotos, videos e informações pessoais.
  • Os poderes deveriam criar sistema para que as contas via aplicativo que utilizem os números para confirmação e acesso aos dados, como whatsapp, necessite de confirmações periódicas de forma que assim que o usuário perca o número, ele não fique vulnerável a tal situação.
  • A construção civil tem papel importante para preservação da intimidade e as preocupações por causa de drones devem ser levadas em conta de agora em diante, pois esses equipamentos se tornará cada vez mais comum em nossa sociedade.
Esse artigo buscou não defender as pessoas que cometem crimes, mas sim maneiras de dificultar que esses crimes ocorram até porque prejuízos psicológicos que acontecem quando há uma exposição de intimidade traz um dano que é irreversível para a vítima.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO DOS DRONES

Muito comumente vemos falar que o uma das tecnologias que caminha para o futuro é a utilização de drones. Certamente a maioria das pessoas não conheçam as linhas de código por trás daqueles veículos aéreo não tripulados, mas muito provavelmente sabem que o funcionamento básico dele é um controle remoto ou uma inteligência artificial que controla um objeto que pode se movimentar no ar e por não precisar de tripulante economiza muito combustível e facilita as aplicações. Quando fala-se em aplicações de drones hoje, logo o que vem a mente são objetos que podem tirar fotos fantásticas de eventos, locais ou até mesmo pessoas. Entretanto as possibilidades de utilização desses vants são muito mais amplas, por exemplo: Agricultura: já é uma realidade os drones fazerem mapeamento de grandes áreas de plantações e com tecnologia embarcada ele já faz a analise da imagem e indica se precisa de fertilizante, água ou se precisa de outro tratamento naquele local. Bombeiros: os drones bombeiros ainda n

Carros a combustão - Passado de alguns e presente do brasileiro

  Nesse artigo caro leitor, temos o objetivo de mostrar o básico de um funcionamento de carro elétrico A principal diferença que o veículos elétricos puros tem dos demais é que eles são completamente acionados por motores elétricos em vez de motores a combustão. Muitas pessoas pensam que a potência dos motores elétricos não é tão boa quanto os outros motores. No entanto, acionados por motores CA avançados, a potência dos veículos elétricos modernos excede em muito muitos grandes deslocamentos o motor de combustão interna. Os carros de combustão precisam de eletricidade? Para que a bateria? Geralmente os carros com movidos combustão utilizam a eletricidade para dá a partida nos motores, popularmente conhecido como o primeiro giro. Curiosidade: antigamente já tivemos carros que a partida era dada com a manivela. Parte eletrônica do carro também utiliza energia como os faróis, o som, lâmpadas internas, limpador de para-brisa entre outros. Nos automóveis a gasolina