Pular para o conteúdo principal

Geração de energia: A usina mais polêmica de todas!

 



As usinas nucleares seguem o mesmo principais das demais usinas termelétricas, utilizam da energia de um combustível, produz calor que faz com que esquente um fluido e faça com que gire as turbinas. Entretanto na prática existem algumas diferenças tanto no formato de combustível, quanto na criação e execução dessas usinas.

Esse modelo de produzir eletricidade é muito estudada, pois ela tem um potencial muito grande e se os pesquisadores conseguirem resolver alguns problemas pontuais, essa maneira de gerar energia elétrica pode se tornar unanime no contexto mundial.

Como funciona uma usina nuclear:

O combustível mais comum para esse tipo de usina é o urânio, essa substância é utilizado em formato de partilhas e fica localizado em elementos combustíveis (parte do reator.

Figura1: foto do elemento combustível de uma usina alemã

A principal diferença dessa maneira de gerar energia para as outras termelétricas, é que geralmente utilizam a energia de reação de combustão para produzir eletricidade e a usina nuclear utiliza a energia de fissão do núcleo de urânio, no qual um nêutron é bombardeando contra o átomo de urânio e esse irá ser divido em outros elementos, e essa reação produz uma energia térmica muito grande comparado com a combustão de diesel por exemplo.

Esse calor gerado na fissão nuclear é utilizado para esquentar água do sistema primário e posteriormente irá aquecer água do sistema secundário o qual não entra em contato com o primário. Esse processo acontece por motivos de proteção e impede que a água em contato com as turbinas esteja mais longe possível da radioatividade.

A água do sistema secundário é utilizada para girar as turbinas, essa parte é muito semelhante às outras formas de gerar a eletricidade que utilizam o movimento de uma máquina elétrica e assim produzir energia.

Resumindo o processo: a energia da reação de fissão nuclear é transformada em calor que irá aquecer a água irá se movimentar convertendo assim em energia mecânica e por meio dos geradores, será produzindo eletricidade.

Segurança nas usinas:

Esse tipo de usina requer um cuidado muito maior do que as outras tanto nos espações físicos quanto na aplicação. Geralmente elas são construídas como camadas muito grande de concreto e aço com a finalidade de proteger a região fora da usina de qualquer radioatividade que aconteça seja na operação normal ou em algum possível acidente.

Os protocolos de segurança desses locais são muito rigorosos, para entrar e sair de determinados locais, as pessoas precisam fazer exames a fim de medir a quantidade de radiação que o individuo ficou exposto e se tá carregando consigo algo radioativo.

Outra medida de segurança comum é tornar alguns locais da usina com a pressão menor que a atmosférica a fim de que todo o ar fique confinado naquele espaço evitando qualquer transtorno maior em caso de acidentes.

Além dessas medidas, ainda existem muitas outras que tem por finalidade garantir a segurança dos trabalhadores e também da sociedade em volta aquela usina. Até porque os danos de uma tragédia envolvendo radioatividade é muito grande.


Desvantagens:

Essa maneira de gerar eletricidade traz consigo muita polêmica até pelos fatos históricos de tragédias envolvendo radioatividade. Alguns casos que aconteceram no mundo foram muito prejudiciais a natureza e a sociedade que até décadas após, existem rastros que causam mal.

Outro problema que ainda está sendo procurado soluções melhores é a dificuldade do descarte de lixo radioativo, hoje são enterrados em locais muito protegidos com camadas de aço e concreto. Entretanto essa maneira de descarte ainda causa dúvidas em algumas pesquisas.

Benefícios:

A geração de eletricidade por usinas nucleares carregam vários benefícios que levam ela como uma das mais promissoras formas de abastecer o mundo.

Uma das principais vantagens é a questão econômica, pois pequenas pastilhas de urânio tem um potencial enorme de gerar eletricidade, tornando a produção por kW/h muito viável financeiramente.

Outro beneficio importante é a questão ambiental. Essas usinas não poluem o ar e apesar de gerar resíduos radioativos, ela é considerado uma das formas de produzir eletricidade mais limpas do mundo.

Apesar da necessidade delas estarem próximo a reservatórios de água como o mar, ela não é tão dependente de questões naturais, por exemplo: as hidrelétricas para serem construídas necessitam ter uma queda de água considerável. Na termelétrica nuclear as exigências naturais são bem menores que muitas outras.

 

Conclusão:

A busca por produzir eletricidade mais barata e mais sustentável para o meio ambiente é muito importante para as sociedades no mundo inteiro se evoluírem e a energia proveniente da fissão nuclear poderá ganhar grandes proporções e ser responsável por grande parte da geração de eletricidade no mundo.

As termoelétricas nucleares são alternativas que buscam atender essas características, entretanto ainda essa é uma solução que precisa ainda ser mais estudada para que possa expandir a construção dessas usinas e assim atender uma demanda muito maior no mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO DOS DRONES

Muito comumente vemos falar que o uma das tecnologias que caminha para o futuro é a utilização de drones. Certamente a maioria das pessoas não conheçam as linhas de código por trás daqueles veículos aéreo não tripulados, mas muito provavelmente sabem que o funcionamento básico dele é um controle remoto ou uma inteligência artificial que controla um objeto que pode se movimentar no ar e por não precisar de tripulante economiza muito combustível e facilita as aplicações. Quando fala-se em aplicações de drones hoje, logo o que vem a mente são objetos que podem tirar fotos fantásticas de eventos, locais ou até mesmo pessoas. Entretanto as possibilidades de utilização desses vants são muito mais amplas, por exemplo: Agricultura: já é uma realidade os drones fazerem mapeamento de grandes áreas de plantações e com tecnologia embarcada ele já faz a analise da imagem e indica se precisa de fertilizante, água ou se precisa de outro tratamento naquele local. Bombeiros: os drones bombeiros ainda n

Carros a combustão - Passado de alguns e presente do brasileiro

  Nesse artigo caro leitor, temos o objetivo de mostrar o básico de um funcionamento de carro elétrico A principal diferença que o veículos elétricos puros tem dos demais é que eles são completamente acionados por motores elétricos em vez de motores a combustão. Muitas pessoas pensam que a potência dos motores elétricos não é tão boa quanto os outros motores. No entanto, acionados por motores CA avançados, a potência dos veículos elétricos modernos excede em muito muitos grandes deslocamentos o motor de combustão interna. Os carros de combustão precisam de eletricidade? Para que a bateria? Geralmente os carros com movidos combustão utilizam a eletricidade para dá a partida nos motores, popularmente conhecido como o primeiro giro. Curiosidade: antigamente já tivemos carros que a partida era dada com a manivela. Parte eletrônica do carro também utiliza energia como os faróis, o som, lâmpadas internas, limpador de para-brisa entre outros. Nos automóveis a gasolina

Problemas de uma sociedade tecnológica

  Quando falamos em avanços da tecnologia  não podemos esquecer que esses avanços são tanto para ações boas quanto para ruins. Ao momento em que a sociedade vai aderindo a facilidades digitais também irão trazendo complicações que implicará no direito a privacidade e na segurança física das pessoas. A impugnação do direito a privacidade já está muito facilitado com as tecnologias do smartphones é muito comum noticias de fotos íntimas de famosos ou conhecer alguém que teve a sua privacidade violada por hacker ou mandou essa foto para uma pessoa que não teve ética e compartilhou com terceiros. Nos fatos expostos acima houve sim uma má fé e crime de fato de indivíduos, entretanto há a situação da perda do número de telefone por conta da operadora e alguém que venha comprar esse número tem a chance de ter acesso a backup do número e assim ter acesso aos dados dela podendo conter nesses dados a senha de banco, fotos íntimas e qualquer outra informação sobre o proprietário antigo do número N