Pular para o conteúdo principal

O futuro está na biomassa? Entenda um pouco sobre esse tipo de geração de energia

 

 


A cada dia que passa o Brasil tem a necessidade de produzir mais eletricidade, pois o número de escolas precisam aumentar, hospitais tem que ser construídos e aumentar números de leitos dos existentes e também o consumo médio de energia das pessoas está aumentando.  Aumentar a produção de energia é uma atitude intriscica ao desenvolvimento tecnológico do país.

Cada forma de gerar eletricidade tem pontos positivos e negativos e devido a isso é necessário a diversificação da matriz energética brasileira, pois com várias formatos de produzir eletricidade os pontos negativos se dividem em vários em menores intensidades.

As usinas termelétrica são uma das formas mais utilizadas no mundo de produzir eletricidade, essa maneira utiliza a energia entre as ligações do átomos dos materiais para gerar eletricidade.

Biomassa

Dentre as usinas termelétricas existem as que utilizam combustíveis de biomassa que são materiais orgânicos renováveis, por exemplo, restos de comida, plantas e etc.

Essa categoria é muito promissora, pois elas tem um ciclo ou seja não fica dependendo de combustíveis fosseis acabar. Esse ciclo de um curto período para replantar faz com que a chamemos a de energias renováveis

Biogás:

Uma fonte de energia renovável que utiliza dos gases gerados pelos lixos urbanos como gerar eletricidade. Essa é uma maneira muito eficiente de aproveitar os lixos como restos de comida e bebida para produzir eletricidade.

A principal substância contida nesses gases é o metano CH4 o qual é um gás que prejudica o planeta, pois ele destrói a camada de ozônio. Como forma de diminuir esse gás na atmosfera, é recomendável a queima dele e pode-se aproveitar ainda e utilizar a energia química dessas moléculas para gerar eletricidade.

A partir da equação de queima do CH4 mostrada na equação 1, podemos visualizar que é gerado o CO2 que também são moléculas que prejudicam o meio ambiente, entretanto os efeitos negativos do gás carbônico na atmosfera é muito menor que o do metano, mostrando que o biogás é uma forma ecologicamente viável.

 

CH4 + 2O2        CO2   +  2H2O       (Equação 1)

Logo é possível visualizar que essa é uma maneira muito promissora, pois ecologicamente possuí benefícios de diminuir a produção do gás metano, possui também a vantagem de dá um destino ao lixo gerado nas cidades, geralmente são jogados em lixões poluindo o terreno, o ar e as localidades próximas, sendo responsáveis também pela proliferação de doenças.

Biomassa de Origem Vegetal

O outro modelo que vem se destacando muito na biomassa é por meios vegetais, ou seja utilizando de algum vegetal para gerar biodiesel, álcool ou então outro combustível.

O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, e ainda possui uma atividade agrícola muito consistente e forte potencial para expandir mais ainda a agricultura. Tendo em vista esses pontos a biomassa de origem vegetal, como o biodiesel produzido a partir da soja ou milho.

O biodiesel por exemplo além de ser renovável, ele agride menos o ambiente quando comparado com o diesel do petróleo, até porque, aquela plantação de soja, milho ou outro vegetal irá fazer a fotossíntese durante o tempo daquele cultivo.

Conclusão:

O relatório mostrou as principais características e tipos de combustíveis da biomassa, tomando com base alguns aspectos importantes ambientais, mostra que esse modelo de gerar eletricidade possui um alto potencial para expandir  a produção no Brasil devido ao clima e grande quantidade de terra fértil para produção de soja, milho e cana de açúcar principalmente.

Além de pensar no ambiente mais sustentável e é preciso diversificar a geração de energia, por isso é muito importante a expansão das energias renováveis de biomassa como foi mostrado no relatório.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO DOS DRONES

Muito comumente vemos falar que o uma das tecnologias que caminha para o futuro é a utilização de drones. Certamente a maioria das pessoas não conheçam as linhas de código por trás daqueles veículos aéreo não tripulados, mas muito provavelmente sabem que o funcionamento básico dele é um controle remoto ou uma inteligência artificial que controla um objeto que pode se movimentar no ar e por não precisar de tripulante economiza muito combustível e facilita as aplicações. Quando fala-se em aplicações de drones hoje, logo o que vem a mente são objetos que podem tirar fotos fantásticas de eventos, locais ou até mesmo pessoas. Entretanto as possibilidades de utilização desses vants são muito mais amplas, por exemplo: Agricultura: já é uma realidade os drones fazerem mapeamento de grandes áreas de plantações e com tecnologia embarcada ele já faz a analise da imagem e indica se precisa de fertilizante, água ou se precisa de outro tratamento naquele local. Bombeiros: os drones bombeiros ainda n

Carros a combustão - Passado de alguns e presente do brasileiro

  Nesse artigo caro leitor, temos o objetivo de mostrar o básico de um funcionamento de carro elétrico A principal diferença que o veículos elétricos puros tem dos demais é que eles são completamente acionados por motores elétricos em vez de motores a combustão. Muitas pessoas pensam que a potência dos motores elétricos não é tão boa quanto os outros motores. No entanto, acionados por motores CA avançados, a potência dos veículos elétricos modernos excede em muito muitos grandes deslocamentos o motor de combustão interna. Os carros de combustão precisam de eletricidade? Para que a bateria? Geralmente os carros com movidos combustão utilizam a eletricidade para dá a partida nos motores, popularmente conhecido como o primeiro giro. Curiosidade: antigamente já tivemos carros que a partida era dada com a manivela. Parte eletrônica do carro também utiliza energia como os faróis, o som, lâmpadas internas, limpador de para-brisa entre outros. Nos automóveis a gasolina

Problemas de uma sociedade tecnológica

  Quando falamos em avanços da tecnologia  não podemos esquecer que esses avanços são tanto para ações boas quanto para ruins. Ao momento em que a sociedade vai aderindo a facilidades digitais também irão trazendo complicações que implicará no direito a privacidade e na segurança física das pessoas. A impugnação do direito a privacidade já está muito facilitado com as tecnologias do smartphones é muito comum noticias de fotos íntimas de famosos ou conhecer alguém que teve a sua privacidade violada por hacker ou mandou essa foto para uma pessoa que não teve ética e compartilhou com terceiros. Nos fatos expostos acima houve sim uma má fé e crime de fato de indivíduos, entretanto há a situação da perda do número de telefone por conta da operadora e alguém que venha comprar esse número tem a chance de ter acesso a backup do número e assim ter acesso aos dados dela podendo conter nesses dados a senha de banco, fotos íntimas e qualquer outra informação sobre o proprietário antigo do número N