Pular para o conteúdo principal

Entenda a geração de energia elétrica a partir do gás natural!

 


 

Dentre as formas de gerar eletricidade, uma das mais conhecidas e utilizadas no mundo é por meio de termelétrica. O processo desse tipo de geração consiste basicamente em transformar a energia intermolecular de uma substância e liberar ela em forma de calor o qual vai ser convertido em energia mecânica e por meio de geradores irá ser transformada em energia elétrica. Os processos básicos são parecidos para todos os tipos de combustíveis e seguem essa mesma sequência.

Ainda dentro desse modelo de gerar eletricidades existem vários “tipos” de termoelétrica, algumas delas são as que utilizam como combustível o diesel, gás natural, carvão mineral e carvão vegetal.

Termelétricas:

Com a modernização dos países, aumento da produção dos carros elétricos e maior utilização da eletricidade necessita-se aumentar a produção de energia e cada vez mais diversificar a matriz energética brasileira para diminuir a dependência de um determinado tipo de usina.

Esse tipo de usina elétrica utiliza da energia intermolecular de alguns materiais que chamamos de combustíveis com a finalidade de transforma-la em energia elétrica. A conversão de energia acontece de química para mecânica e posteriormente para elétrica.

Essa maneira de produzir eletricidade é muito comum no mundo pela facilidade em controlar a quantidade da produção, por exemplo, em um momento de maior demanda aumenta-se a quantidade de combustível.

A facilidade em construir usinas termelétricas, geralmente elas possuem um grande potencial e ocupam um espaço muito pequeno e consequentemente um custo muito menor que as demais fontes de energia.

Entretanto os principais pontos negativos desses processos é a poluição gerada pela reação de combustão de materiais formados por carbono que vai produzir também o gás carbônico que é poluente do ar.

Gás Natural

O gás natural é uma substancia que geralmente se encontra no subsolo, ela é composta principalmente por moléculas de metano (gás do efeito estufa). Para a geração de energia a partir desse combustível é feito a seguinte reação de combustão:

CH4 + O2         CO2 + 2H2O

Benefícios

Apesar do processão de geração de energia a partir do gás natural não ser de maneira limpa ela tem a vantagem ambiental de “transformar” o gás metano (CH4) em gás carbônico (CO2), isso é um beneficio, pois o metano é muito mais prejudicial ao planeta, pois ele danifica a camada de ozônio. Essa estratégia de queimar metano torna esse modelo de termoelétrica mais sustentável que as movidas a carvão ou a diesel.

Outro beneficio para esse tipo de combustível é que a infraestrutura é utilizada praticamente a mesma para a extração de petróleo, já que é muito comum encontrar essas substancias nos mesmos reservatórios naturais.

No sentido financeiro as usinas movido a gás natural são muito vantajosas, pois são mais baratas de serem construídas, e o GNL  (Gás Natural Liquefeito) ainda não é um combustível tão caro como alguns outros.

Esse tipo de modalidade não depende das condições climáticas e geográficas do local, o que é um fator importante para determinadas localidades, pois pelo tamanho dos reservatórios naturais é possível prever a quantidade de eletricidade que será gerado por aquela usina a longo prazo.

Desvantagens

O gás natural possui algumas propriedades que podem causar alguns acidentes, por exemplo, em locais de armazenamento desse gás pode acontecer explosão e incêndios. Outro tipo de acidente possível para eles é a asfixia de pessoas devido à alta concentração de metano nele.

Esse tipo de material também possui a principal desvantagem por ser um combustível fóssil de ser limitado na terra. Há um tempo de vários anos para renovação desse tipo de gás, por isso ele é considerado uma fonte de energia não renovável.

 

 

Estudo de Caso

Maior termelétrica movido a gás natural da américa latina foi inaugurada em agosto de 2020 em Sergipe, ela possui um potencial de 1,5 GigaWatts o que representa uma porcentagem considerável de 15% do abastecimento de energia elétrica na região Nordeste ou um total de aproximadamente 16 milhões de pessoas.

Essa usina utiliza o gás natural liquefeito para produção e possui um custo de energia elétrico baixo comparado com muitas outras usinas.

 

 

Conclusão

Neste Relatório foi abordado uma visão geral sobre as termelétricas, principalmente sobre as usinas movidos a gás natural e ficou claro que esse é uma maneira de produzir energia que possui vários benefícios que levando em consideração junto com as desvantagens são os tipos de usinas mais eficaz para determinados casos como foi mostrado pela usina termelétrica Porto do  Sergipe I.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO DOS DRONES

Muito comumente vemos falar que o uma das tecnologias que caminha para o futuro é a utilização de drones. Certamente a maioria das pessoas não conheçam as linhas de código por trás daqueles veículos aéreo não tripulados, mas muito provavelmente sabem que o funcionamento básico dele é um controle remoto ou uma inteligência artificial que controla um objeto que pode se movimentar no ar e por não precisar de tripulante economiza muito combustível e facilita as aplicações. Quando fala-se em aplicações de drones hoje, logo o que vem a mente são objetos que podem tirar fotos fantásticas de eventos, locais ou até mesmo pessoas. Entretanto as possibilidades de utilização desses vants são muito mais amplas, por exemplo: Agricultura: já é uma realidade os drones fazerem mapeamento de grandes áreas de plantações e com tecnologia embarcada ele já faz a analise da imagem e indica se precisa de fertilizante, água ou se precisa de outro tratamento naquele local. Bombeiros: os drones bombeiros ainda n

Carros a combustão - Passado de alguns e presente do brasileiro

  Nesse artigo caro leitor, temos o objetivo de mostrar o básico de um funcionamento de carro elétrico A principal diferença que o veículos elétricos puros tem dos demais é que eles são completamente acionados por motores elétricos em vez de motores a combustão. Muitas pessoas pensam que a potência dos motores elétricos não é tão boa quanto os outros motores. No entanto, acionados por motores CA avançados, a potência dos veículos elétricos modernos excede em muito muitos grandes deslocamentos o motor de combustão interna. Os carros de combustão precisam de eletricidade? Para que a bateria? Geralmente os carros com movidos combustão utilizam a eletricidade para dá a partida nos motores, popularmente conhecido como o primeiro giro. Curiosidade: antigamente já tivemos carros que a partida era dada com a manivela. Parte eletrônica do carro também utiliza energia como os faróis, o som, lâmpadas internas, limpador de para-brisa entre outros. Nos automóveis a gasolina

Problemas de uma sociedade tecnológica

  Quando falamos em avanços da tecnologia  não podemos esquecer que esses avanços são tanto para ações boas quanto para ruins. Ao momento em que a sociedade vai aderindo a facilidades digitais também irão trazendo complicações que implicará no direito a privacidade e na segurança física das pessoas. A impugnação do direito a privacidade já está muito facilitado com as tecnologias do smartphones é muito comum noticias de fotos íntimas de famosos ou conhecer alguém que teve a sua privacidade violada por hacker ou mandou essa foto para uma pessoa que não teve ética e compartilhou com terceiros. Nos fatos expostos acima houve sim uma má fé e crime de fato de indivíduos, entretanto há a situação da perda do número de telefone por conta da operadora e alguém que venha comprar esse número tem a chance de ter acesso a backup do número e assim ter acesso aos dados dela podendo conter nesses dados a senha de banco, fotos íntimas e qualquer outra informação sobre o proprietário antigo do número N