Pular para o conteúdo principal

Célula combustível: uma maneira de diversificar nossa matriz energética

A busca por diversificação energética é uma procura muito importante para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis. As células de combustíveis feita com gás hidrogênio (H2) é uma alternativa muito importante para tornar o planeta mais sustentável.

Nesse relatório irá ser mostrado como e o porquê essa forma de produzir eletricidade possui poucos impactos ambientais e como ela pode ser aplicada na futuro próximo.

O que é Célula Combustível?

A célula combustível é uma alternativa para o futuro sustentável, entretanto essa alternativa ainda possui alguns entraves, para entender um pouco sobre o funcionamento dessa maneira de produzir energia elétrica temos a figura 1.

 



Figura 1: Esquema do funcionamento da célula combustível

A figura 1 mostra um esquemático do funcionamento da célula combustível, o ânodo (parte em azul) é parte da pilha em que fica os elementos que perdem elétrons que nesse caso é hidrogênio, observa-se que o armazenamento desse hidrogênio H2 é no formato gasoso.

O cátodo é a parte onde ficam os elementos que recebem elétrons, nessa situação é o oxigênio. Observamos que esse oxigênio é proveniente do ar.

O eletrólito é um campo o qual irá passar os íons de hidrogênio para a parte do cátodo, após a passagem desses íons, e posteriormente existe a reação de adição entre os íons e gerando eletricidade, na imagem é possível ver que é gerado uma diferença de potencial de 0.7, o que é pouco, entretanto colocando várias dessas em série é possível conseguir uma tensão considerável.

 

 

As células combustíveis são parecidas com as pilhas o qual estão armazenados energia química. Essas células possuem em sua composição o hidrogênio gasoso que reage com oxigênio formando água e liberando energia. A equação de oxidação do hidrogênio está mostrada na equação da equação 1.

                           H2 + 1/2 O2     → H2O                    (Equação 1)

Vantagens:

Um fator importante dessa reação que deve ser analisado é que o hidrogênio (H2) é uma substância muito abundante em nosso planeta terra, tornando assim a viabilidade de grandes escalas de produção dessas células.

Outro ponto relevante também é o que irá produzir essa reação de oxidação, a água que irá ser gerada a partir da produção de energia elétrica não é um poluente, ou seja gera pouco impacto ambiental.

Desvantagens:

O custo para produzir essas células ainda é caro, pois é difícil encontrar a substância pura hidrogênio. Entretanto essa substância está em uma mistura de gases e essa retirada requer uma tecnologia mais avançada e atualmente em 2021 não há produção em massa desse gás puro para baratear essas células.

Aplicação:

A principal suposta aplicação para esse método de gerar eletricidade é utilizar essa energia como forma de gerar eletricidade para os carros, o problema do combustível dos automóveis e produzir energia de forma que não traga malefícios para atmosfera é um dos desafios da engenharia hoje.

Conclusão:

O relatório teve como objetivo mostrar um pouco sobre o funcionamento das células combustíveis de hidrogênio e essa é uma maneira que tem um grande potencial para ter uma aplicação mais relevante no mercado energético principalmente porque é uma alternativa com baixos impactos ambientais.

Entretanto existem entraves muito importante para que essas células se tornem mais relevantes no mercado de energia que principalmente é a logística da produção dessas pilhas e a tecnologia ainda é cara. Porém esses problemas podem ser resolvidos com alguns avanços tecnológicos e produção de células em maior quantidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO DOS DRONES

Muito comumente vemos falar que o uma das tecnologias que caminha para o futuro é a utilização de drones. Certamente a maioria das pessoas não conheçam as linhas de código por trás daqueles veículos aéreo não tripulados, mas muito provavelmente sabem que o funcionamento básico dele é um controle remoto ou uma inteligência artificial que controla um objeto que pode se movimentar no ar e por não precisar de tripulante economiza muito combustível e facilita as aplicações. Quando fala-se em aplicações de drones hoje, logo o que vem a mente são objetos que podem tirar fotos fantásticas de eventos, locais ou até mesmo pessoas. Entretanto as possibilidades de utilização desses vants são muito mais amplas, por exemplo: Agricultura: já é uma realidade os drones fazerem mapeamento de grandes áreas de plantações e com tecnologia embarcada ele já faz a analise da imagem e indica se precisa de fertilizante, água ou se precisa de outro tratamento naquele local. Bombeiros: os drones bombeiros ainda n

Carros a combustão - Passado de alguns e presente do brasileiro

  Nesse artigo caro leitor, temos o objetivo de mostrar o básico de um funcionamento de carro elétrico A principal diferença que o veículos elétricos puros tem dos demais é que eles são completamente acionados por motores elétricos em vez de motores a combustão. Muitas pessoas pensam que a potência dos motores elétricos não é tão boa quanto os outros motores. No entanto, acionados por motores CA avançados, a potência dos veículos elétricos modernos excede em muito muitos grandes deslocamentos o motor de combustão interna. Os carros de combustão precisam de eletricidade? Para que a bateria? Geralmente os carros com movidos combustão utilizam a eletricidade para dá a partida nos motores, popularmente conhecido como o primeiro giro. Curiosidade: antigamente já tivemos carros que a partida era dada com a manivela. Parte eletrônica do carro também utiliza energia como os faróis, o som, lâmpadas internas, limpador de para-brisa entre outros. Nos automóveis a gasolina

Problemas de uma sociedade tecnológica

  Quando falamos em avanços da tecnologia  não podemos esquecer que esses avanços são tanto para ações boas quanto para ruins. Ao momento em que a sociedade vai aderindo a facilidades digitais também irão trazendo complicações que implicará no direito a privacidade e na segurança física das pessoas. A impugnação do direito a privacidade já está muito facilitado com as tecnologias do smartphones é muito comum noticias de fotos íntimas de famosos ou conhecer alguém que teve a sua privacidade violada por hacker ou mandou essa foto para uma pessoa que não teve ética e compartilhou com terceiros. Nos fatos expostos acima houve sim uma má fé e crime de fato de indivíduos, entretanto há a situação da perda do número de telefone por conta da operadora e alguém que venha comprar esse número tem a chance de ter acesso a backup do número e assim ter acesso aos dados dela podendo conter nesses dados a senha de banco, fotos íntimas e qualquer outra informação sobre o proprietário antigo do número N