Pular para o conteúdo principal

Análise de construções de pequenas centrais hidrelétricas no Brasil


 

Introdução

       Segundo a ONS a porcentagem de geração de energia elétrica que vem por meios hídricos no Brasil corresponde a aproximadamente 70% do total, isso mostra que essa fonte de energia é muito importante para nossa matriz energética, e por ser uma maneira limpa e barata de levar eletricidade para a população, o Brasil é uma referencia no mundo.

       É importante ressaltar que a geografia é privilegiada e pesquisas mostram que mesmo a maior parte dessa geração ser por vias Hidrelétricas, ainda temos um potencial enorme para construção desse tipo de usina em todas as regiões do país principalmente no centro-oeste e norte.

       Dentre as modalidades dessas usinas está as Pequenas Centrais Hidrelétricas ou PCH que são complexos com até 3km2 de represa que necessita de pelo menos 20 metros de queda de água e geram entre 3 e 30 megawatts. Em linhas gerais são hidrelétricas de pequeno porte.

       O objetivo desse relatório é analisar a viabilidade de construções das PCH, se valendo de aspectos tecnológicos, econômicos, ecológicos e sociais. Apontando pontos positivos e negativos, mostrando o que vai ser modificado naquele ambiente e as vantagens para as cidades que vão ser atendida pela usina.

       Ainda como forma de aprofundar a analise e avaliarmos se o Brasil ainda possui como crescer na modalidade de geração de energia foi feita uma breve analise com alguns pontos importantes da presença de PCH no estado do Mato Grosso do Sul

 

Avaliação das Pequenas Centrais Hidrelétricas

 

Do ponto de Vista da eficiência energética:

       Essa é uma temática que está sendo muito explorado porque é um conceito que consegue juntar em uma só área a economia, tecnologia, valorização ambiental e social. Tomando como finalidade essa cultura é muito relevante afirmar que as PCH são construções totalmente alinhadas com esse conceito, por diversos motivos que será citado mais adiante.

 

Vantagens em construção das usinas PCH

  •        O reservatório de água, mais conhecido como represa é um vantagem em relação a outros tipos de fontes de energia renovável, pois garante o controle da geração de energia, por exemplo aumentar em momentos que a demanda por eletricidade for maior.
  •        O custo para produzir eletricidade por meio de hidrelétricas é muito menor comparado com as outras formas, segundo uma pesquisa feita pelo grupo Rialma para se gerar 1MWh de energia elétrica em hidrelétricas chega a um preço médio de R$ 150,00 enquanto que pela fonte térmica(Diesel) essa mesma quantidade de energia é produzido por cerca de R$ 1.000,00
  •        Por ser uma forma limpa de gerar eletricidade, no Brasil existe planos de incentivo para a construção de PCH que por meio do BNDES oferece condições muito boas para o financiamento dessas obras.
  •        Em relação às hidrelétricas, as PCH tem a vantagem de necessitar de quedas de água muito menores e as represas de água são bem menores comparada com as grandes hidrelétricas que são construindo, logo as obras das PCH são caras, entretanto muito menores que para a construção UHE.
  •        Maior independência da localidade que for construir a PCH, dependendo do porte ela pode suprir a demanda de uma cidade, um bairro
  •        Diminuição das perdas de energia elétrica por efeito joules durante a transmissão em longas distâncias.

 

 

 

Desvantagens das PCH

  •        Para a construção de PCH é necessário construir represa de até 3km2 e mesmo que comparado com as grandes hidrelétricas esse número é um tamanho pequeno, mas mesmo assim irá destruir muitas vegetações. Consequentemente vai afetar na vida dos animais presentes naquele espaço
  •        Mudanças hidrológicas vão acontecer, pois vai ter o controle da passagem de água do rio e isso acarreta na mudança da vida dos peixes, por exemplo a trajetória migratória deles vai mudar pois o caminho do rio irá mudar e pode existir morte de alguns seres vivos.
  •        A retirada da mata ciliar também pode causar a sedimentação dos rios, pois esse tipo de plantação é muito importante para que os materiais sólidos não sejam depositados no rio.
  •        Embora o preço da energia gerada pelas PCH sejam baratas, a construção delas é muito cara e em muitas situações não é viável gastar tanto dinheiro para construção de uma central dessas, sendo que dependendo do caso é melhor financeiramente gerar energia de outras maneiras.

 

Estudo de Caso

       Segundo a entrevista do presidente da ABRAPCH, Paulo Arbex no dia 09 de fevereiro de 2021 ao jornal G1. Arbex explicou que estado Mato Grosso do Sul ainda tem potencial de aumentar as pequenas centrais hidrelétricas do estado em 150%, ou seja, construir mais 21 usinas PCH para quase triplicar a quantidade de energia gerada pela fonte hídrica.

       Paulo Arbex ainda afirma que a partir da construção dessas usinas pretende-se diminuir de 12% para 7% as perdas nas linhas de transmissão.

       A partir do exemplo real no Mato Grosso do Sul vemos que as PCH são soluções para reduzir custos, gerar energia limpa contribuindo para o meio ambiente e que as agencias estão atentas a elas.

Considerações Finais 

       A partir de todas essas analises de impactos ambientais, econômicos e sociais infere-se que as Pequenas Centrais Hidrelétricas é uma alternativa para resolver problemas, melhorar a infraestrutura, diminuir o preço de energia elétrica, porém como essa modalidade necessita muito de uma geografia favorável e investimento alto é preciso ter uma visão muito especial para essa alternativa com muita responsabilidade a fim de resolver um problema sem causar danos a sociedade ou ao meio ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO DOS DRONES

Muito comumente vemos falar que o uma das tecnologias que caminha para o futuro é a utilização de drones. Certamente a maioria das pessoas não conheçam as linhas de código por trás daqueles veículos aéreo não tripulados, mas muito provavelmente sabem que o funcionamento básico dele é um controle remoto ou uma inteligência artificial que controla um objeto que pode se movimentar no ar e por não precisar de tripulante economiza muito combustível e facilita as aplicações. Quando fala-se em aplicações de drones hoje, logo o que vem a mente são objetos que podem tirar fotos fantásticas de eventos, locais ou até mesmo pessoas. Entretanto as possibilidades de utilização desses vants são muito mais amplas, por exemplo: Agricultura: já é uma realidade os drones fazerem mapeamento de grandes áreas de plantações e com tecnologia embarcada ele já faz a analise da imagem e indica se precisa de fertilizante, água ou se precisa de outro tratamento naquele local. Bombeiros: os drones bombeiros ainda n

Carros a combustão - Passado de alguns e presente do brasileiro

  Nesse artigo caro leitor, temos o objetivo de mostrar o básico de um funcionamento de carro elétrico A principal diferença que o veículos elétricos puros tem dos demais é que eles são completamente acionados por motores elétricos em vez de motores a combustão. Muitas pessoas pensam que a potência dos motores elétricos não é tão boa quanto os outros motores. No entanto, acionados por motores CA avançados, a potência dos veículos elétricos modernos excede em muito muitos grandes deslocamentos o motor de combustão interna. Os carros de combustão precisam de eletricidade? Para que a bateria? Geralmente os carros com movidos combustão utilizam a eletricidade para dá a partida nos motores, popularmente conhecido como o primeiro giro. Curiosidade: antigamente já tivemos carros que a partida era dada com a manivela. Parte eletrônica do carro também utiliza energia como os faróis, o som, lâmpadas internas, limpador de para-brisa entre outros. Nos automóveis a gasolina

Problemas de uma sociedade tecnológica

  Quando falamos em avanços da tecnologia  não podemos esquecer que esses avanços são tanto para ações boas quanto para ruins. Ao momento em que a sociedade vai aderindo a facilidades digitais também irão trazendo complicações que implicará no direito a privacidade e na segurança física das pessoas. A impugnação do direito a privacidade já está muito facilitado com as tecnologias do smartphones é muito comum noticias de fotos íntimas de famosos ou conhecer alguém que teve a sua privacidade violada por hacker ou mandou essa foto para uma pessoa que não teve ética e compartilhou com terceiros. Nos fatos expostos acima houve sim uma má fé e crime de fato de indivíduos, entretanto há a situação da perda do número de telefone por conta da operadora e alguém que venha comprar esse número tem a chance de ter acesso a backup do número e assim ter acesso aos dados dela podendo conter nesses dados a senha de banco, fotos íntimas e qualquer outra informação sobre o proprietário antigo do número N